Essa é uma relação que tem efeitos muito especiais no desenvolvimento humano, o cérebro e a música. Desde que estamos no ventre materno, somos encantados por sons, o som da voz da mãe, da voz do pai, o barulho constante do líquido amniótico fazendo um ritmo, os diversos sons que marcam presença em todos os ambientes, ar condicionado, chuva, água do chuveiro caindo na barriga e até mesmo, as músicas que a gestante ouve.
Há muitos artigos científicos que falam do efeito benéfico da música, mas especialmente para os que tocam um instrumento, a transformação é realmente fascinante. Tocar um instrumento, modifica o cérebro.
Além do prazer
Para as pessoas que são mais musicais, é possível afirmar que em muitos momentos da vida ela teve uma trilha sonora de fundo fazendo um efeito especial e emocional totalmente marcante. Quando fazemos a associação de qualquer novo aprendizado com música, podemos potencializar exponencialmente a nossa memória, isso acontece, porque a atenção despendida nesta situação é sempre muito maior.
Benefícios da música
1. Aumenta a capacidade de memória
2. Aprimora gestão do tempo e habilidades organizacionais
3. Aumenta as habilidades de trabalho em equipe
4. Ensina a ter perseverança
5. Melhora a coordenação motora
6. Melhora as habilidades matemáticas
7. Melhora as habilidades de leitura e compreensão
8. Aumenta a responsabilidade
9. Promove a felicidade
10. Aumenta a concentração
11. Promove a auto-estima
12. Cria uma sensação de realização
13. Promove as habilidades sociais
14. Aumenta as habilidades de escuta
15. Ensina disciplina
16. Alivia o estresse
A música é de fato um grande estimulante da felicidade. E tocar um instrumento capacita a nossa estrutura cerebral de forma incrível.
O movimento estimulante da música
Ao empreender esforços para aprender esse novo “idioma”, as chamadas partituras, estamos formando novas reservas cognitivas no cérebro, produzindo glías, ampliando a nossa capacidade de comunicação entre neurônios. Esse esforço, promove uma grande descarga hormonal no nosso sistema circulatório e motor, visto que a música não é somente som, mas também movimento.
Tocar um instrumento nos faz mover dedos, braços, mãos, olhos, cabeça, enfim, praticamente todo o corpo, contribuindo assim para o desenvolvimento da motricidade ampla e fina.
Ouvido disponível para escutar
Um ponto realmente muito crucial, é que para ser um músico, você precisa ser um bom ouvinte. Desta forma, essa habilidade é um diferencial muito forte na sociedade, pois pessoas dispostas a ouvir sempre estão aprendendo muito e ajudando outras com as suas emoções. Portanto, é uma Soft Skill que está em destaque. E para além disso, bons ouvintes são bons amigos, bons companheiros de vida e bons solucionadores de problemas, visto que o cérebro modificado pela música promove uma infinidade de benefícios para essa pessoa.