Você sabia que ao sentir sede, seu corpo está sinalizando que há um processo de desidratação em andamento?
A Universidade do Leste de Londres e a Universidade de Westminster realizaram em 2017 um estudo que comprovou que aumentar em 300 ml a ingestão diária de água melhorou a memória e a concentração dos participantes do experimento em 25%. Além disso, também melhorou o humor dos adultos em 20%.
Você pode achar que já bebe bastante água ou ainda, que normalmente você toma muita água durante o dia, contudo, vale a pena fazer uma observação mais criteriosa e ter atenção quanto a isso.
Conforme a Organização Mundial da Saúde – OMS, um homem adulto de 60kg deve beber pelo menos 2,5 litros de água por dia. Você acredita que bebe a quantidade necessária?
Se a resposta for não, está na hora de começar. A água conta com potencial terapêutico para todas as áreas do corpo, inclusive o cérebro. O hábito de beber água pode tornar você mais produtivo no trabalho e nos estudos.
Dicas para ajudar você a melhorar a sua hidratação diária:
- Leve sempre com você a sua garrafa com água.
- Coloque uma agenda no seu celular para lembrá-lo de beber.
- A sauna a vapor é uma excelente aliada para ajudar na hidratação geral do corpo.
- Coma frutas durante o seu dia de trabalho.
- Em dias muito quentes é importante aumentar o consumo de água.
- Chás sem adição de adoçantes e açúcares, também contribuem com a hidratação. Prefira fazer você mesmo, não tome chás de garrafinha industrializados.
- Água de coco é uma excelente aliada na hidratação, especialmente em dias de praia ou piscina.
Uma informação importante
Estudos sugerem um possível vínculo entre a desidratação e a redução da capacidade de performance cognitiva, visto que quando sentimos sede, a água se torna uma questão de sobrevivência e o nosso corpo passa a ter preocupações mais urgentes do que focar no trabalho. Ajude seu cérebro a ter alta performance mantendo bons pensamentos e boa hidratação.
Idosos e a hidratação
É muito importante estar atento aos idosos quanto ao consumo de água. Eles, por sua vez, pela fragilidade do organismo tendem a entrar em desidratação com maior velocidade. Pelo processo natural de envelhecimento, o idoso tem uma diminuição da quantidade de água no organismo, esse é um ponto de grande importância, pois a ingestão de água torna-se ainda mais necessária.
Ofereça em abundância água, água de coco, sucos e chás aos que já necessitam maiores cuidados, mesmo que não tenham sede é importante insistir para beber, somente assim, será possível evitar problemas à saúde.